top of page
editais.jpg

Nosso Blog

Pesquisa inédita sobre segurança alimentar de indígenas será realizada no Brasil


ree

Publicado em 02/12/2025 17h29


A Pesquisa Nacional sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas no Brasil foi apresentada pela Sesai a nutricionistas dos 34 DSEI. Com duração de quatro anos, a pesquisa irá subsidiar a elaboração de políticas públicas.


Uma pesquisa inédita, com o objetivo levantar e analisar as condições de soberania e segurança alimentar dos povos indígenas, terá início em todo o país. A Pesquisa Nacional sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas no Brasil (PENSSAI) foi apresentada, pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a nutricionistas dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).


A partir da pesquisa, o Governo Federal pretende compreender os determinantes e as consequências da insegurança alimentar sobre as realidades sociais e de saúde dos povos indígenas brasileiros. Com os resultados obtidos, será possível conhecer o cenário de acesso a alimentos, com informações de contexto cultural, social e ambiental relevantes para a formulação ou revisão de políticas públicas voltadas a esses povos e para o exercício do controle social.


“Essa é uma iniciativa muito importante, pois, por meio da divulgação das informações coletadas, poderemos fomentar a criação de políticas públicas que promovam a segurança alimentar e nutricional dos povos originários. Relembramos que é importante garantir a ampla participação de toda a sociedade, dos distritos e, especialmente, a colaboração de profissionais de saúde indígena que atuam na ponta e conhecem de perto a realidade dos territórios”, afirmou a diretora do Departamento de Saúde Indígena da Sesai, Putira Sacuena.




 
 
 

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube

E-mail

Endereço

© 2021 PET Conexões de Saberes:
Comunidades Indígenas

By @LZTecnology

Rodovia BR 364, Km 04
Distrito Industrial, Rio Branco - AC.

CEP: 69920-900

bottom of page