top of page
jogos.png

Jogos

cabo-de-guerra.jpg

Cabo de guerra:  Inicialmente deve-se dividir de maneira igual o número de participantes e fazer um risco no chão e cada grupo segura a corda de um lado. Quando começar, a ideia é fazer com que os adversários ultrapassem a linha do chão. Para isso, utiliza-se bastante força para puxar a corda. O grupo vencedor é aquele que conseguiu puxar com maior força e trazer o grupo de adversários para perto.

peteca.jpeg

Peteca: O objetivo é tocar na peteca e não deixar ela cair no chão. Se isso acontecer, a pessoa que deixou cair, fica fora de jogo. Assim, ganha quem conseguir tocar e não deixar cair no chão durante a partida.

sol_e_lua.jpeg

Sol e Lua: Uma criança será o sol e outra, a lua. As outras crianças formam uma fila e segurando na cintura do que está em sua frente, vão passando por baixo dos braços, que estão em forma de ponte, das crianças sol e lua. Todas vão cantando juntas e os que ficarem presos na ponte devem escolher se querem ficar com a lua ou com o sol. Assim, essa criança fica ao lado do grupo escolhido, até que todas as crianças façam a escolha.  São formados dois grupos, o do sol, e o da lua e em duas fileiras, frente a frente, as crianças de cada grupo dão as mãos e tentam puxar a criança adversária. Ganhará o grupo que conseguir fazer mais pontos derrubando os elementos do outro time.

arco.jpg

Arco e flecha: Coloca-se o alvo a uma distância razoável e uma pessoa por vez vai tentar atingir o centro, que valerá mais pontos. Pode-se fazer rondas de três jogadas e quem conseguir atingir uma flecha mais próximo do centro do alvo, ganha.

Arranca mandioca: É necessário ter alguma árvore perto para começar a diversão. Sentada no chão, a primeira criança segura a árvore e as outras vão se encaixando e segurando o colega da frente. Um criança é escolhida para ficar em pé e nomeada a “colhedora de mandioca”. A ideia é ir “puxando” cada uma para fora, até que a criança que está agarrada à outra, solte as mãos de quem está na frente. O objetivo é tentar tirar todos e, para isso, retira-se um a um da fila.

Gavião e passarinhos: Desenha-se uma grande árvore no chão com galhos condizentes ao número de participantes. Cada um ficará em um galho e uma criança é escolhida para ser o gavião. Cada passarinho vai fazer o movimento de bater asas e pode cantar e assobiar para distrair o gavião. Já o gavião, estará atento para pegar cada passarinho que estiver fora do galho.

bottom of page