


Tutora

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (1995), com Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Educação e Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, Epistemologia e Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação. É docente no Curso de Pedagogia, desde 2006. É Professora credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2013 e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Reamec, desde 2021. É Tutora do PET - Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, na Ufac, desde 2021. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências no Acre - Gepecac, desde 2010.
Profª Dr ª Aline Andréia Nicolli
Petianos(as)


Desejo conhecer mais sobre as diversas culturas e etnias que o Grupo Pet tem a me mostrar, além de contribuir com conhecimentos e vivências.



Não lamento, como diria Nelson Mandela: “Eu nunca perco, só ganho; quando não ganho, aprendo.” Quando concluir meu curso, pretendo alargar meu conhecimento servindo de ponte entre o Acre (o Paraíso Perdido) e Sergipe e outros povos para que cursem, façam Universidade, e se voltem mais ao próximo. Desenvolvo pesquisa sobre “Expropriação territorial, perturbações identitárias e emergência étnica. O caso dos Nawa do Acre e dos Cariri Xocó de Sergipe e O Bem Viver e os Povos Indígenas.”



Tem como objetivo o aprofundamento e melhoria na saúde indígena como profissional na área, buscando representar sua família e povo, mantendo sempre a defesa de todos os povos originários, e principalmente o incentivo aos demais parentes visando que todos são capazes de chegar onde realmente desejam.





Em 2019 ingressei no Curso de Ciências Sociais (ABI), da Ufac, e com isso passei por um grande processo de crescimento. Logo no início do semestre participei de um processo de seleção para ingressar no Grupo PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas. Felizmente consegui entrar no Grupo PET, conhecendo jovens indígenas de outras etnias, havendo uma comunhão étnica de conhecimentos e culturas distintas. Ainda em 2019 fui eleito para a suplência no Colegiado Acadêmico do Curso e integrante do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais. Minha pesquisa envolve o estudo de “algumas visões estereotipadas sobre os indígenas.”

Graduada em História Bacharelado, Estudante de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Indígena, na UFAC, sou Petiana Voluntária no Grupo Pet Conexões e Saberes: Comunidades Indígenas e no Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas - NEABI.



Sou Clécio Ferreira Nunes, mas na língua Haxta Kuin me chamo Muru. Sou indígena do povo Huni Kuin, nascido em Rio Branco, Acre. Atualmente, sou mestrando em Letras: Linguagem e Identidade pela UFAC, onde desenvolvo pesquisas sobre literatura indígena, com foco nas representações e autorrepresentações da mulher indígena, memória e narrativa. Sou graduado em Letras – Inglês pela UFAC e também estou cursando Bacharelado em Jornalismo. Minha trajetória acadêmica e profissional busca fortalecer a representatividade indígena nos espaços acadêmicos e midiáticos, promovendo reflexões críticas sobre identidade, ancestralidade e diversidade.

Mestranda em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Especialista em Ciências da Religião (2019) pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Licenciada em Letras Inglês (2017) e graduanda em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Bolsista Voluntária PET Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas (Ufac).

Sou indígena do povo Apurinã, minha Ancestralidade está fundada na aldeia boa união no TI Peneri/Tacaquiri, onde moram meus parentes de sangue, graduando no curso de Licenciatura em História, estou muito feliz em fazer parte do Grupo Pet Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, acredito que podemos contribuir positivamente para uma educação de qualidade dentro das aldeias desse grande território chamado Brasil.