Lula lança universidade indígena inédita no Brasil com previsão de primeiras turmas em 2027; saiba como vai funcionar
- Editor

- 27 de nov.
- 2 min de leitura

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (27) o envio dos projetos de lei ao Congresso Nacional que criam duas novas instituições de educação superior no Brasil, de caráter inédito: a Universidade Federal Indígena (Unind) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros de Estado e representantes indígenas e esportistas.
“Hoje é mais um dia dessa semana em que a gente descobre como é possível governar um país fazendo as coisas que interessam à maioria das pessoas que moram no país, e não atendendo interesses escusos”, disse o presidente, referindo-se ainda à sanção da lei que garante isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, assinada na quarta-feira (26).
“Graças à resistência de alguns e de algumas e graças à resistência de pessoas que também que vieram de lá e não queriam dizimar, nós hoje estamos recuperando a decência, a dignidade do povos indígenas que nunca deveriam ter sido tratados da forma que foram tratados no Brasil. Ninguém quis compartilhar com eles. As pessoas quiseram destruir a lembrança dos povos indígenas nesse país. E nós queremos que os povos indígenas sejam tantos quantos outros povos”, declarou o presidente na cerimônia, destacando o papel do Estado na preservação dos direitos dos povos tradicionais.
“Cabe a nós, Estado brasileiro, cuidar para que vocês não sejam violentados na sua cultura, nos seus direitos, nos seus hábitos alimentares, nos seus hábitos de produzir as coisas que vocês querem. Cabe ao estado servir aos indígenas e não se servir deles”, declarou Lula.
Publicação completa em: https://www.brasildefato.com.br/2025/11/27/lula-lanca-universidade-indigena-inedita-no-brasil-com-previsao-de-primeiras-turmas-em-2027-saiba-como-vai-funcionar/






Comentários