Para compor o Dossiê “Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas”, aceitamos artigos que explorem as principais definições, os modos de abordagem e as estratégias de disseminação da literatura indígena nas universidades e nos currículos escolares contemporâneos.
Com o intuito de aprofundar os debates existentes, destacamos as seguintes questões-chave: De quais literaturas estamos tratando? Quais são as principais perspectivas teóricas e críticas que emergem da leitura dessas produções? Como se pensa o/a indígena escritor/a? Como a crítica vem caracterizando essa autoria? Há mercado? Há críticos? Há estudos teóricos que nomeiem ou criem contrapontos à chamada literatura indígena? Como se dá a circulação dessas literaturas nas escolas e nas universidades?
Nessa direção, este dossiê busca reunir textos resultantes de pesquisas e experiências que privilegiam e se nutrem dos debates em torno da temática proposta. Reunirá trabalhos que se debrucem sobre as experiências, a partir do que vem sendo feito e do que ainda poderá ser realizado em termos teóricos e práticos tendo o campo das literaturas indígenas e suas interfaces em seus percursos e referências como foco. Serão aceitos e publicados trabalhos que sejam aprovados pelas/os pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais.
Proponentes:
Maria Amélia Dalvi (Ufes)
Ozirlei Teresa Marcilino (Ufes)
Suzane Lima Costa (UFBA)
Anari Pataxo (UFRJ)
Mauro Luiz Carvalho (Semed/Aracruz)
Calendário:
Publicação da chamada: 17 de novembro de 2023
Recebimento de originais/manuscritos: até 31 de janeiro de 2024
Designação de pareceristas: até 29 de fevereiro de 2024
Avaliação dos originais/manuscritos: até 30 de abril de 2024
Revisão dos originais/manuscritos pelos autores: até 31 de maio de 2024
Editoração e publicação do dossiê: até 30 de junho de 2024
Comments